Francisco, el Hombre regrava “Roda Viva” e cita outro clássico de Chico Buarque na nova versão

A faixa compõe a trilha sonora de “A Fantástica Fábrica de Golpes” (The Coup d’État Factory), um filme de Victor Fraga e Valnei Nunes, co-produção entre o Brasil e o Reino Unido

 

A gente quer ter voz ativa
No nosso destino mandar
Mas eis que chega a roda viva
E carrega o destino pra lá

 

Todo brasileiro é (ou deveria ser) capaz de reconhecer os versos que abrem este texto. Música defendida por Chico Buarque – ao lado do grupo vocal MPB-4 – no 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, em 1967, “Roda Viva” acaba de ganhar uma nova versão. Criada pela banda Francisco, el Hombre para integrar a trilha-sonora de “A Fantástica Fábrica de Golpes” (The Coup d’État Factory), documentário que destrincha o colapso da democracia brasileira a partir do golpe que resultou no impeachment de Dilma Rousseff, a releitura faz uma citação a outro clássico de Chico Buarque, “Apesar de Você”. A canção já está disponível nos aplicativos de streaming (ouça aqui) e também ganhou um videoclipe – com direção de Gabi Jacob – no canal de YouTube do grupo (assista aqui).

“‘Roda Viva’ é uma música cíclica, que vai acontecendo de novo e de novo, sempre levemente diferente, porém em ciclos. Acho que essa característica tem uma analogia forte com as fases da história”, pensa Mateo Piracés-Ugarte (voz e violão), que forma a Francisco, el Hombre ao lado de Juliana Strassacapa (voz e percussão), Sebastián Piracés-Ugarte (voz e bateria), Andrei Martinez Kozyreff (guitarra). “O contexto em que essa música surgiu, após o golpe militar de 64, traz muitas semelhanças com o período que vivemos atualmente, com crises políticas, questionamento sobre os direitos básicos humanos, manipulação midiática… Tudo isso parece se repetir na história, que é cíclica como a canção”, comenta.

Sabendo da importância que “Roda Viva” carrega, o grupo se viu desafiado na hora criar uma nova versão para a mesma. Foi então que os integrantes pensaram em incluir detalhes que marcaram a própria trajetória em cada “ciclo” da faixa, como um forte arranjo de vozes, inspirações sonoras latinoamericanas (bachata, estilo surgido na República Dominicana, serviu como referência), presença de guitarra e também a participação do instrumentista chileno Rodrigo Rojas nos teclados.

Transcendendo a inventividade sonora, a banda decidiu interferir na letra da música, promovendo um encontro entre duas obras de Chico Buarque: “Roda Viva” e “Apesar de Você”. Como ambas são sinônimos de  resistência à ditadura, a banda criou um elo entre as duas. “Esse dia já está nascendo graças ao trabalho de muitos movimentos sociais, muita gente que está botando a mão na massa para virar essa página triste da história que estamos vivendo”, conclui Mateo.

Assista ao videoclipe aqui
Ouça a faixa aqui

 

Ficha Técnica:

Música Original de Chico Buarque
Versão de Francisco, el Hombre
Produção Musical por Mateo Piracés-Ugarte
Piano por Rodrigo Rojas
Mixagem por Leo Ramos
Masterização por Chris Hanzsek
Produção Geral: Difusa Fronteira
Distribuição Digital: OneRPM

Trilha Sonora original do documentário “A Fantástica Fábrica de Golpes” de Victor Fraga e Valnei Nunes. As imagens televisivas utilizadas nesse videoclipe foram retiradas do mesmo.

 

Videoclipe:

Direção: Gabi Jacob @eu_gabijacob
Produção: Casa de Clipes @casadeclipes
Direção de Fotografia: Rafael Avancini @rafaravancini
Direção de Arte: Mariana Cavalcante @mari__cavalcante
Assistente de Câmera: Veronique Ritton @veroniqueritton
Chefe de Elétrica: Eduardo Escariz @eescariz
Assistente de Elétrica: Paulo Ratkiewicz @paul.ratk
Edição: Gabi Jacob e Lucas Brasileiro @brastufas
Pós Produção: Luciano Xu Huang @lucianoxuhuang
Color Grading: Luma
Catering: Ensaio Cozinha @ensaiocozinha

 

A Fantástica Fábrica de Golpes
Direção: Victor Fraga @victorfragalondon, Valnei Nunes @7valneis
Talking heads: Chico Buarque, Dilma Rousseff, Luís Inácio Lula da Silva, Jean Wyllys, Glenn Greenwald, Benedita da Silva, etc
Imagens Lula: Ricardo Stuckert @RicardoStuckert
Assistente de produção: Claudio Kbene
Pintura “O Golpe”: Flávio Tavares

 

Equipe Francisco, el Hombre

Produção e representação: Difusa Fronteira @difusafronteira
Manager: Felipe França Gonzalez @felipegonzaliens
Produção geral: Nina Souza @souza_nina, Grão @azevedolobo, Estefania del Valle @estedelvalle e Rodrigo Flesch @rodrigoflesch
Editora: Difusa Fronteira @difusafronteira
Distribuição digital no Brasil: ONErpm @onerpmbr
Distribuição digital de Roda Viva no exterior: Koro Koro Music @korokoromusic
Assessoria de Imprensa: Trovoa Comunicação @trovoacomunicacao
Comunicação Digital e Assessoria de Redes: B+Ca @bmaisca

 

Por: Leo Ferreri

Siga-nos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *