Goethe-Institut lança projeto digital de escrita dramatúrgica

Público poderá acompanhar ao vivo a criação de texto inédito para teatro feita coletivamente por cinco autores negros brasileiros

O Goethe-Institut Salvador-Bahia, em parceria com a plataforma Melanina Digital (www.melaninadigital.com.br), apresenta a “Sala de Dramaturgia Virtual Brasil”, inspirada por uma iniciativa da dramaturga alemã Anne Rave. Através desta ação, será produzido um texto inédito para teatro, nascido ao vivo, diante dos olhos dos interessados, da escrita coletiva de cinco dramaturgos negros brasileiros: Aldri Anunciação (BA), que também responde pela curadoria do projeto, ao lado dos convidados Diego Araúja (BA), Jhonny Salaberg (SP), Maria Shu (BA/SP) e Mônica Santana (BA). Em meio à pandemia global do coronavírus, quais temas, que poética e que estética marcarão essa obra? Qualquer pessoa poderá acompanhar esta reflexão e criação em tempo real.

A “Sala de Dramaturgia Virtual Brasil” será iniciada no dia 8 de abril, às 19h, com uma videoconferência pública, na qual os cinco autores debaterão possíveis temáticas, argumentos e motes para o texto, além das regras que nortearão o trabalho. O público participa ao vivo desta conversa através de chat acessível pelo Facebook do Goethe-Institut Salvador: www.facebook.com/goethe.bahia.

Tomadas estas decisões, o grupo vai trabalhar online até o dia 9 de maio, em um arquivo digital já disponível em http://bit.ly/saladedramaturgia, tornando possível assistir à escrita da peça enquanto ela ocorre. Os cinco dramaturgos, além de terem dias fixos para produzirem em cima do material – Aldri Anunciação, às quintas pela manhã; Diego Araúja, às sextas à noite; Jhonny Salaberg, segundas e sextas; Maria Shu, às terças; e Mônica Santana, às quartas pela manhã –, poderão entrar a qualquer tempo no documento, escrever ou editar trechos escritos por outros, acompanhados das testemunhas que o estiverem acessando.

Finalizado o processo, em uma nova videoconferência no próprio dia 9 de maio, às 19h, os autores irão realizar uma leitura pública do texto, seguida de bate-papo sobre sua criação. A ideia é viabilizar, nesta temporada da quarentena tão impactante para o setor cultural, uma oportunidade de produção artística que também se conforma como método de partilha de práticas e saberes, gerando um produto concreto e representativo das dramaturgias negras contemporâneas brasileiras.

 

Confira currículos dos autores envolvidos:

Aldri Anunciação: https://melaninadigital.com/aldri-anunciacao

Diego Araúja: https://melaninadigital.com/diego-pinheiro

Jhonny Salaberg: https://melaninadigital.com/jhonny-salaberg

Maria Shu: https://melaninadigital.com/maria-shu

Mônica Santana: https://melaninadigital.com/monica-santana

 

Sobre o Goethe-Institut Salvador-Bahia – Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut, fundado em 1951, se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Atualmente, dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados. É um espaço disposto ao exercício artístico-cultural, realizando ações próprias e oferecendo suporte a iniciativas de variadas espécies. Dispõe de teatro, foyer, galerias, biblioteca, ateliês, estúdios, salas de aulas, praças, pátio e café. Após mais de meio século de atividades contínuas na cidade, iniciou, em 2016, o Programa de Residência Artística Vila Sul, com a proposta de fortalecer interlocuções entre o Brasil e demais países do hemisfério Sul a partir do acolhimento de artistas e agentes culturais de diversas áreas, linguagens e origens. Mais de 80 residentes já experimentaram esta oportunidade.

 

Sobre o Melanina Digital – O Melanina Digital é o maior portal de conteúdo sobre as dramaturgias assinadas por criadores negros contemporâneos de todo o Brasil. Trata-se de uma plataforma colaborativa, idealizada pelo dramaturgo baiano Aldri Anunciação, sempre aberta a receber conteúdos sobre este universo. Estão cadastrados dezenas de autores e espetáculos, além de disponibilizadas palestras, leituras dramáticas e entrevistas públicas que aprofundam temáticas das dramaturgias da melanina acentuada. A vivacidade do portal mantém o fluxo de informações sobre os dramaturgos cadastrados no sistema sempre em atualização, além de abrir espaço para inserção de outros profissionais da cena teatral.

 

Sala de Dramaturgia Virtual Brasil

Com: Aldri Anunciação (BA), Diego Araúja (BA), Jhonny Salaberg (SP), Maria Shu (BA/SP) e Mônica Santana (BA)

Videoconferência inicial: 8 de abril (quarta-feira), às 19h, no Facebook do Goethe-Institut Salvador (www.facebook.com/goethe.bahia)

Escrita coletiva compartilhada: 9 de abril a 9 de maio, em http://bit.ly/saladedramaturgia

Videoconferência com leitura dramática: 9 de maio (sábado), às 19h, no Facebook do Goethe-Institut Salvador (www.facebook.com/goethe.bahia)

Classificação indicativa: Livre

Atividades públicas e gratuitas

 

Por: Paula Berbert

 

Siga-nos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *