Japan House São Paulo: Conversas online com o Núcleo Educativo

Toda terça-feira, às 16h, acontece a “Conversas com o Educativo”, quadro que faz parte da programação do projeto #JHSPONLINE, nas redes sociais da instituição cultural, compartilhando conteúdo diário sobre o Japão contemporâneo

Japan House São Paulo vem promovendo em suas redes sociais o projeto #JHSPONLINE, com o intuito de proporcionar e compartilhar com o público conteúdo relacionados à cultura e filosofias do Japão contemporâneo. Entre os destaques da programação está o quadro “Conversas com o Educativo”, realizado toda terça-feira, às 16h, com objetivo de trocar conhecimento e realizar um diálogo sobre diversos temas e assuntos relacionados ao universo nipônico, proporcionando a todos os participantes uma experiência cultural junto aos integrantes da equipe do educativo do centro cultural, sem que precisem sair de casa e respeitando o distanciamento social.

Para o mês de julho, o educativo preparou temas que abordam a arte do Mangá, a filosofia Mottainai, o significado de Kisetsukan (季節感) e a artesania japonesa.  A participação nos eventos é gratuita, livre, não sendo necessário ter visitado a Japan House São Paulo anteriormente, pois o objetivo é integrar pessoas de diferentes localidades por meio  dessas conversas.

Na primeira terça-feira de julho (07/07), acontece a conversa em torno de “Isto é Naoki Urasawa: A arte do mangá, que busca aproximar os participantes do universo dos mangás, discutindo sobre seus modos de produção e a influência dessa linguagem dentro e fora do Japão, tendo como ponto de referência o trabalho de Naoki Urasawa, exposto na Japan House São Paulo em 2019. Na semana seguinte (14/07), a conversa aborda o tema Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas”, trazendo para o diálogo um pouco da história do elemento Mottainai, que significa “não desperdiçar” e a transformação desse conceito com o passar do tempo, até tornar-se uma palavra símbolo dos movimentos zero waste (zero desperdício) ao redor do mundo.

Para a segunda quinzena do mês, o educativo traz em 21/07 o tema Kisetsukan: O sentimento das 4 estações” e explica o significado de Kisetsukan (季節感) como “senso (ou sentimento) de estação” e conta um pouco sobre a importância que a sazonalidade exerce sobre a vida do povo japonês, além de abordar sobre os costumes e hábitos ligados às quatro estações do ano. Para finalizar o mês de julho (28/07), um encontro com o tema “A Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos”, inspirado pela exposição “Japão 47 Artesãos”, que esteve em cartaz na Japan House São Paulo também em 2019, explora o conceito de a artesania na cultura japonesa, além de discutir a relação entre arte e artesanato, a importância do trabalho manual e o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade no artesanato japonês.

Para participar das conversas, basta acessar o link disponibilizado para a atividade (abaixo). Há também a possibilidade de agendamento de conversas exclusivas, em dias e horários diferentes, para escolas, universidades, empresas e outras instituições, mediante disponibilidade. Neste caso, os interessados devem enviar um e-mail para educativo@jhsp.com.br com o nome da instituição/responsável pelo grupo, dia e horário de interesse e quantidade de pessoas.

 

Conversa com o Educativo

Isto é Naoki Urasawa: A arte do mangá

Data: 07/07 

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

 

Mottainai: O não-desperdício e o respeito pelas coisas

Data: 14/07

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

 

Kisetsukan: O sentimento das 4 estações

Data: 21/07

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

 

Artesania Japonesa: Entre a cabeça e as mãos

Data: 28/07

Horário: 16h

Link de acesso: https://bit.ly/ConversasOnline

 

Acompanhe a JAPAN HOUSE São Paulo nas redes sociais:

Site: www.japanhouse.jp/saopaulo

Instagram: @japanhousesp

Twitter: //twitter.com/japanhousesp

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo

Facebook: https://www.facebook.com/JapanHouseSP

 

JAPAN HOUSE São Paulo – Avenida Paulista, 52

A sede do centro cultural segue com as atividades suspensas, em conformidade com as orientações dadas pelo Governo do Estado de São Paulo visando contribuir para a não disseminação do coronavírus (COVID-19).

Sobre a JAPAN HOUSE São Paulo

JAPAN HOUSE São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (inauguração total em agosto/2018) e Londres (inaugurada em junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A JAPAN HOUSE São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.  A instituição já recebeu mais de dois milhões de visitantes.

 

Por: Mariana de Salvo

Siga-nos:
Pin Share

One thought on “Japan House São Paulo: Conversas online com o Núcleo Educativo

  • 16 de julho de 2020 em 09:19
    Permalink

    Thank you for sharing superb informations. Your web site is so cool. I am impressed by the details that you have on this web site. It reveals how nicely you understand this subject. Bookmarked this web page, will come back for extra articles. You, my friend, ROCK! I found just the information I already searched all over the place and just could not come across. What an ideal website.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.