MASP lança MASP Clipes, seu novo projeto digital

Semana no museu também terá desafio de desenhos com trabalho de Claude Monet e live sobre a obra  

O MASP lança, nesta terça, dia 8.6, um novo projeto digital chamado MASP Clipes em seus perfis no Instagram e YouTube. Tratam-se de vídeos de cerca de 7 minutos nos quais um profissional do museu irá explorar minuciosamente uma obra emblemática do acervo, revelando questões técnicas, bem como o seu contexto histórico e detalhes sobre a trajetória do ou da artista. Por ser audiovisual, o projeto se vale de recursos como imagens e vídeos de obras, fotografias históricas, documentos e mapas para imersão completa no universo do artista.  

A proposta é que os vídeos expandam, de maneira crítica, como uma obra de arte pode ser vista, seja ofertando detalhes pouco conhecidos, seja na comparação com outros trabalhos. E que, ao mesmo tempo, tornem a coleção do MASP cada vez mais acessível para todos os tipos de público.    

O primeiro trabalho escolhido foi A canoa sobre o Eptecirca 1890, de Claude Monet (1840-1926). Com pesquisa e narração de Laura Cosendey, assistente curatorial, mediação e programas públicos, MASP, o vídeo começa com uma descrição da tela e segue com informações para relacioná-la com o que estava sendo experimentado naquele contexto por Monet e por artistas franceses da geração conhecida como impressionismo. 

O conteúdo revela também a intensa busca de Monet para transpor em suas telas uma experiência imersiva da natureza. Além disso, desnuda as similaridades do quadro A canoa sobre o Epte com outras telas de Monet do mesmo período e expõe suas referências para o trabalho em questão, como as gravuras japonesas.  

Os conteúdos são gravados e serão lançados a cada dois meses nos canais do MASP no Instagram e no YouTubeO próximo episódio será divulgado em agosto.

 

O projeto MASP Clipes tem o patrocínio do Bradesco.

Confira trecho do vídeo (anexo). 

 

 

DESAFIO MASP DESENHOS EM CASA

7-13.6.21 

INSTAGRAM @MASP 

A mesma obra, A canoa sobre o Epte, também é a escolha do mês de junho para o desafio masp desenhos em casa. Tanto adultos quanto crianças podem participar: basta fazer a própria versão da obra e publicar no Instagram marcando o @masp e utilizando a #maspdesenhosemcasa até as 23h59 de domingo, 13.6. Na segunda, 14.6, o museu irá selecionar alguns desenhos na mesma rede social. Os autores receberão um Amigo MASP, que dá direito a frequentar o museu gratuitamente por um ano.

O projeto MASP desenhos em casa tem o patrocínio da EMS.

 

DIÁLOGOS NO ACERVO 

9.6.21 – 16h

INSTAGRAM @MASP      

O trabalho será ainda tema do Diálogos no acervo na quarta, 9.6, às 16h. O projeto apresenta, por meio de encontros virtuais no Instagram, obras do acervo do museu abordando elementos como biografia do artista, contexto histórico e técnica. A live será com Waldiael Braz, assistente de mediação e programas públicos, MASP.

O projeto Diálogos no acervo em relação com o masp desenhos em casa tem o patrocínio da EMS.

 

Por: Gabriela Valdanha de Araujo

Siga-nos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *