Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene traz conceitos clássicos em programas inéditos do canal

Da Bahia para São Paulo, Dinho Nascimento conta sua história com a música no Passagem de Som e se apresenta com o grupo no Instrumental Sesc Brasil

 Teasers:

Passagem de Som –  https://youtu.be/-3K1GKGLWlk

Instrumental Sesc Brasil – https://youtu.be/4gpxfoF_eNU

O SescTV exibe pela primeira vez no dia 15/3domingo, a partir das 21h o programa do Passagem de Som e o show do Instrumental Sesc Brasil com a Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene, que existe há mais de 35 anos, por uma iniciativa do maestro e percussionista baiano Dinho Nascimento. A direção geral das duas séries é de Max Alvim. (Assista também em sesctv.org.br).

No Passagem de Som, Dinho Nascimento resgata memórias de quando morava na Bahia e aprendia mais sobre música nas ruas, pois seus pais costumavam a fazer festas de São João e São Pedro. ”Quando vim morar no Morro do Querosene com minha mulher, sentimos a carência de vir para a rua, são poucos lugares em São Paulo que as pessoas atuam na rua, ela precisa ser ocupada”, explica Nascimento. A falta dos costumes da terra natal incentivou o percussionista a organizar rodas de capoeira na rua e também a ensinar fazer os instrumentos. ”O princípio da orquestra em termos de formação foi aqui nessa praça”, ele complementa, utilizando como espaço de aprendizado uma praça do bairro Morro do Querosene, localizado no Butantã, em São Paulo.

Ainda nesse episódio, os músicos comentam sobre a história dos diferentes tipos de berimbau no Brasil e na Angola, inclusive a relação do instrumento com a capoeira. Além de ter crescido ouvindo a sonoridade de berimbaus, sinos de igreja e tambores, Dinho Nascimento revela também ter estudado sobre música clássica e realizado a vontade de levar esse universo para o mundo da orquestra popular.

Em sequência, o grupo sobe ao palco do Instrumental Sesc Brasil e apresenta arranjos que mesclam gêneros como samba, afroxé e puxada de rede e frevo. No repertório, estão as músicas Acorde de Abertura (Aluá Nascimento/Dinho Nascimento); Toque de Mestre (Dinho Nascimento); Amazonas (Domínio Público); Cavalaria (Domínio Público); Sertão de Caicó (Domínio Público); Berimbau Blues (Dinho Nascimento); Muzenza (Domínio público); Idalina – Sai Sai Catarina (Domínio público); Apanha Laranja – É Sim, Sim, Sim (Domínio público); Pagode Russo (Luiz Gonzaga/João Leocádio); Embala Água (Domínio público); É Benguela, Meu Irmão (Dinho Nascimento) e Samba de Roda (Domínio público).

 

Músicos: Dinho Nascimento (regência, berimbau e percussão); Luis Henrique Meira (berimbau); Cecília Pellegrini (percussão); Tchaca Souza (berimbau e zabumba); Brilé Nascimento (berimbau e percussão); Pedro Romão (berimbau e percussão); Décio Sá (berimbau); Wagner Mazzini (berimbau, viola caipira e cavacaica).

Sobre o SescTV:

SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua programação é constituída por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com variadas expressões da música e da dança contemporânea. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira em conexão com temas universais. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras linguagens artísticas também estão presentes na programação.

 

Serviço: 

Passagem de Som e Instrumental Sesc Brasil: Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene

Estreia: 15/3, domingo, a partir das 21h.

Reapresentações: 16/3, segunda, a partir das 16h30; 17/3, terça, a partir das 9h30; 18/3, quarta, a partir das 11h; 19/3, quinta, a partir das 13h; 21/3, sábado, a partir das 14h.

Classificação Indicativa: Livre

Direção Geral: Max Alvim

Produtora: Canal Independente

Para sintonizar o SescTV:

Consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br

Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv

E no facebook: https: facebook.com/sesctv

 

Por: Vittória Krambeck
Foto: Piu Dip

Siga-nos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *