Violonista argentino Eduardo Castañera é destaque da série Movimento Violão

O músico apresenta arranjos de ilustres compositores como Bach, Heitor Villa-Lobos e Piazzola no sexto episódio da série 

Teaser: https://youtu.be/92KPx1zw3CA

Novo episódio de Movimento Violão que será exibido no dia 20/8terça-feira, às 20h, no SescTV, traz o violonista argentino Eduardo Castañera e seu espetáculo repleto de composições de Johann Sebastian Bach, Heitor Villa-Lobos, Egberto Gismonti, Astor Piazzola e Joaquin Rodrigo. A direção musical é de Paulo Martelli e a direção para TV de Flávio N. Rodrigues. (Assista também em sesctv.org.br/aovivo). O show terá pré-estreia online um dia antes, em 19/8segunda-feira. Para assistir, acesse o site sesctv.org.br. Todos os episódios da temporada atual ficarão disponíveis gratuitamente no site do canal.

Nascido em Buenos Aires, na Argentina, Eduardo Castañera começou os estudos de violão aos seis anos, dedicando sua vida ao instrumento e construindo uma carreira internacional, além de passar a lecionar no Rio Grande do Sul. Em relação ao concerto desse episódio, Gisela Nogueira, professora no Departamento de Música do Instituto de Artes – Unesp, comenta que o ponto alto são os arranjos que o violinista faz para os três tangos de Astor Piazzola: A Primavera PorteñaOblivion e Libertango. Já Paulo Martelli, diretor musical do Movimento Violão, pontua que apesar dos arranjos serem conhecidos por meio do trabalho de Sérgio Assad, Castañera enriqueceu bastante a linguagem do instrumento.

O espetáculo, gravado no Sesc Bom Retiro em dezembro de 2018, tem como repertório Água e Vinho (Egberto Gismonti); Prelúdio Cantata BWV29 (J. S. Bach); Melodia Sentimental (Heitor Villa-Lobos); O Trenzinho do Caipira (Heitor Villa-Lobos); Oblivion (Astor Piazzola); Libertango(Astor Piazzola); Primavera Porteña (Astor Piazzola); En los Trigales (Joaquin Rodrigo); Fandango (Joaquin Rodrigo) e Zapateado (Joaquin Rodrigo). 

Exibida pelo SescTV desde 2010, a série Movimento Violão apresenta concertos com violonistas consagrados e revelações, nacionais e internacionais, com repertórios que vão de releituras da música popular a interpretações inéditas de peças eruditas. Os espetáculos foram gravados em unidades do Sesc São Paulo com curadoria e direção musical do violonista Paulo Martelli e direção para TV de Flávio N. Rodrigues.

                           

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes artistas da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

 

Serviço:

Novos episódios da série Movimento Violão

 

Sob Demanda

Toda segunda, um programa inédito disponível em sesctv.org.br

 

No SescTV

Eduardo Castañera

Estreia: 20 de agosto, terça, às 20h

Reapresentações: 21/8, quarta, às 10h; 23/8, sexta, às 12h; 25/8, domingo, às 12h30; 26/8, segunda, às 14h e às 24h.

Curadoria e direção musical: Paulo Martelli

Direção para TV: Flávio Rodrigues

Produtora: DNArte

 

Todos os violonistas:

Yamandu Costa

Maria Haro

Daniel Murray

Maurício Marques

Luís Carlos Barbieri

Eduardo Castañera

Fábio Lima

 

Para sintonizar o SescTV:

Canal 128, da Oi TV

Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/ao vivo

Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv

E no facebook: https: facebook.com/sesctv

 

Da Redação
Fonte: Imprensa – SESCTV
Foto: Eduardo Castañera. Por: Alex Ribeiro

Siga-nos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *