NotíciasÚltimas Notícias

Conheça o canal Comic Tropes

Nesse canal gringo também tem diversão e rigor!

O canal me chamou a atenção no episódio que fala da influência negativa do traço do arte-finalista Vince Colletta na arte de Jack Kirby. Chris Pier (apresentador do canal) baseou a pesquisa para o vídeo num livro que fala da carreira de Colletta – The Thin Black Line, perspectives on Vince Colletta, comics’ most controversial inker, de Robert L. Bryant. As comparações entre a arte original de Kirby para as histórias do Thor na revista Journey into Mystery, com a arte finalizada de Colletta é de explodir a cabeça! E o vídeo ainda fala dos trabalhos anteriores de Colletta, da sua insistência como arte-finalista de Jack Kirby em títulos de diferentes editoras e do final melancólico do artista!

 

 

Mas  há outros vídeos muito bons. O que faz a comparação entre o manga e o anime Akira. Além de mostrar os temas recorrentes em outros trabalhos do autor Katsuhiro Otomo, também aborda os mangas que influenciaram a construção da história, da arte minuciosa de Otomo, cita entrevistas e descreve os temas principais abordados em Akira. É um banho de informação compilada em um único vídeo, que vai surpreender até o mais aficcionado fã da obra (como eu)!

 

 

E tem mais. Um vídeo sobre as técnicas de escrita de Greg Rucka no gênero policial, uma critica bem construída sobre os problemas na arte do desenhista Greg Lang e  uma história do Homem-Aranha sobre educação sexual para adolescentes.

O primeiro vídeo do canal (que não é exatamente o primeiro vídeo postado, mas sim o que tem o nome de Comic Tropes) é hilário! O apresentador pega um quadrinho aleatório dos X-Men escrito pelo roteirista que definiu o grupo de mutantes nos anos 80 e 90 do século passado – Chris Claremont (ele ficou ao todo 16 anos escrevendo títulos sobre mutantes pra Marvel). Enquanto ele lê a história, ele procura por frases e maneirismos recorrentes na escrita de Claremont. Cada vez que ele encontra um, ele vira um shot de gin. Um tributo alcoólico a um escritor essencial na história dos quadrinhos de super-heróis.

 

 

As legendas do youtube traduzidas para o português não são perfeitas, obviamente, mas ajudam muito quem não tem fluência pra acompanhar o áudio original. Vale como uma fonte de informação aprofundada, como diversão e como inspiração para conversar e textos sobre quadrinhos. Eu até já contei a história do Vince Colletta no terceiro A Hora do Gibi, o programa de rádio que os Quadrinheiros tem na AntenAZero. Pra ouvir os programas que já forma ao ar clique aqui!

 

Por: Chris Piers
Fonte: Quadrinheiros

Compartilhar:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *