Notícias

Dez ótimos filmes sobre os benefícios do hábito da leitura. Confira!

A leitura é como um exercício para o cérebro, o ato de ler ativa áreas importantes da mente, algo que não ocorre quando o estímulo é audiovisual. Você pode escutar um vídeo no YouTube enquanto está arrumando a casa, fazendo comida, em suma, você não está dedicando real atenção plena ao material.

Quando você lê, o seu organismo se prepara para absorver ao máximo cada linha. Experimente ler vários capítulos de um livro antes de dormir, vai perceber que seu sonho será muito mais intenso, agradável, movimentado, rico, do que o normal. E, claro, os efeitos da leitura são perceptíveis também ao longo do dia.

Quem lê bem, fala bem, escreve bem e, mais importante, pensa bem. Eu, facilitando o seu garimpo cultural, selecionei 10 filmes que celebram o prazer pela leitura.

Como você encontra estes filmes? O primeiro passo fundamental é procurar. Se você já pensou em deixar esta pergunta nos comentários da postagem sem antes digitar o título desejado no Google, faz-se preciso reconhecer, não há um genuíno interesse, mesmo que eu te oferecesse o filme embalado com laço de fita, você jogaria ele numa estante qualquer onde acumularia pó.

Aos cinéfilos dedicados e proativos, uma dica, quase todos foram lançados em DVD. E, creia-me, todos são encontrados facilmente garimpando na internet.

Vale ressaltar que as obras não estão listadas em ordem de preferência:

 

Nunca Te Vi, Sempre Te Amei (84 Charing Cross Road – 1987)

Uma mal-humorada escritora americana envia uma carta a uma pequena livraria de Londres, solicitando obras inglesas raras. O discreto livreiro britânico responde de forma cortês à correspondência, o que culmina em uma comovente e curiosa troca de cartas por duas décadas.

 

A História Sem Fim (The Neverending Story – 1984)

O garoto Bastian encontra um livro que fala sobre uma terra chamada Fantasia, um lugar onde a escuridão destrói tudo. Fantasia aguarda pela salvação, que virá de um humano exatamente igual a ele.

 

Fahrenheit 451 (1966)

Adaptação do livro de Ray Bradbury sobre uma sociedade do futuro que baniu todos os materiais de leitura e o trabalho dos bombeiros de manter as fogueiras a 451 graus: a temperatura que o papel queima. Um bombeiro começa a repensar sua função ao conhecer uma jovem encantadora que adora livros. Pérola na carreira do saudoso mestre François Truffaut.

 

Sociedade dos Poetas Mortos (Dead Poets Society – 1989)

Em 1959, John Keating (Robin Williams) volta ao tradicionalíssimo internato Welton Academy, onde foi um aluno brilhante, para ser o novo professor de Inglês. No ambiente soturno da respeitada escola, Keating torna-se uma figura polêmica e mal vista, pois acende nos alunos a paixão pela poesia e pela arte e a rebeldia contra as convenções sociais.

 

A Menina Que Roubava Livros (The Book Thief – 2013)

Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique lendo os livros que ela rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus amigos, incluindo um judeu que vive na clandestinidade em sua casa.

 

A Sociedade Literária e a Torta de Casca de Batata (The Guernsey Literary and Potato Peel Pie Society – 2018)

Em 1946, uma escritora londrina começa a trocar cartas com moradores na ilha de Guernsey, ocupada pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Sentindo-se obrigada a visitar a ilha, ela começa a ter uma ideia de como era durante a ocupação.

 

Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption – 1994)

Andy Dufresne (Tim Robbins) é condenado a duas prisões perpétuas consecutivas por crimes que ele não cometeu. No presídio, durante 19 anos, ele faz amizade com Red (Morgan Freeman), um prisioneiro que cumpre pena há 20 anos e controla o mercado negro da instituição.

 

O Carteiro e o Poeta (Il Postino – 1994)

Pablo Neruda passa a viver em uma pequena ilha italiana, e há tanta correspondência endereçada ao escritor que Mario, até então desempregado, é contratado como carteiro. Seu trabalho é simples: entregar as inúmeras cartas que chegam para Neruda. Aos poucos, Mario se torna um estudante do poeta e usa a arte da poesia para impressionar uma garçonete.

 

A Livraria (The Bookshop – 2018)

Adaptação do homônimo livro, que conta a história de uma mulher que resolve abrir uma livraria em uma vila inglesa, nos idos de 1959. Porém, ela torna-se alvo da hostilidade da retrógrada população local, que olha com desconfiança tudo o que demonstra ser transgressor.

 

Encontrando Forrester (Finding Forrester – 2000)

Jamal (Robert Brown) é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo a seguir este caminho.

 

Por: Octavio Caruso
Fonte: Devo Tudo ao Cinema

Compartilhar:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *