Diretora da Editora Kriô Comics, é uma das retratadas na Edição Especial Mulheres, do Guia Digital Total, dedicado à mulheres empreendedoras
Com os quadrinhos da Editora Kriô Comics cada vez mais agradando ao público consumidor de HQs, sua fundadora e diretora, a jornalista e escritora, Edna Pessanha, recebeu o convite para ser uma das retratadas na Edição Especial Mulheres, do Guia Digital Total, dedicado à mulheres empreendedoras. Segue o texto abaixo:
Desde a infância, Edna Pessanha aprendeu com sua mãe, a consumir arte e cultura, parte importante desse aprendizado, estava a predileção unicamente por conteúdos de qualidade. Dona Sylvia Pessanha, dona de casa e costureira, a levou ao circo, lhe apresentou à literatura, e até às revistas semanais, como Manchete, e O Cruzeiro, semanalmente compradas por seu pai. Ainda na infância, Edna começou a frequentar o cinema, e a partir da adolescência, o teatro.
Ao iniciar a vida escolar, desenvolveu e lapidou a habilidade da escrita, desenvolvia extensas redações, na época denominadas de composição. Estes excelentes hábitos contribuíram, e muito, para que Edna escolhesse sua profissão, e o segmento em que atuaria.
Há 25 anos, Edna Pessanha é jornalista, sempre atuando no jornalismo cultural, sendo doze deles, ocupando o cargo de Editora Chefe da Revista Contemporânea. É também, escritora e roteirista, ao constatar a carência de representatividade negra nos quadrinhos brasileiros, que apesar de ser maioria da população, não tem esta mesma maioria na publicação de quadrinhos nacional, a jornalista idealizou o super-herói Mano K, antes um garoto negro e pobre da periferia de São Paulo, que a sociedade conspira para lhe roubar o futuro, ele ganha vários poderes e se transforma em um incrível super-herói, voltado para o público adolescente em diante, tem seu roteiro escrito por seu colega, o experiente e premiado roteirista Jean Canesqui, que é especializado neste tipo de leitor, e a Dininha e Sua Turma, dirigida ao público infantil, com as histórias escritas pela própria Edna Pessanha.
Inicialmente estes projetos foram apresentados para outras editoras, porém, ao constatar que sua experiência profissional a qualificou para enfrentar os desafios de administrar uma empresa no segmento artístico-cultural, Edna fundou a Editora Kriô Comics, que está sediada na cidade de São Paulo, e tem por objetivo publicar unicamente, seus projetos autorais, contar histórias de representatividade, inclusão, e de todas as minorias.
Os personagens afrodescendentes da Editora Kriô Comics, são protagonistas, isso foi visto somente em séries de TV americanas como: Todo Mundo Odeia o Chris, Um Maluco No Pedaço, e Eu a Patroa e as Crianças, onde a família e a comunidade negra foram retratadas com destaque, não eram apenas auxiliares no universo dos demais personagens. Vemos na maioria das vezes, personagens negros retratados de maneira preconceituosa, como secundários cotistas, e relegados a coadjuvantes. Ainda nos dias atuais, raramente são vistos nas séries mais famosas de gibis, e em sua maioria, são apresentados com clichês e caricaturas estereotipadas.
A história do Mano K foi contemplada com o prêmio de melhor publicação de 2023, pelo Canal Milhas & Milhas no YouTube, voltado para o segmento de quadrinhos. Posteriormente, este super-herói foi um dos escolhidos para fazer parte da exposição: Do Gibi aos Quadrinhos – Os Super-Heróis Brasileiros”, que aconteceu no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, ainda em 2023. Entre mais de cem personagens, o Mano K foi um dos escolhidos para integrar a exposição “Os Super-Heróis Negros Brasileiros”, que aconteceu no MUHCAB, Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, também na cidade do Rio de Janeiro, de 29 de junho a 28 de julho de 2024.
A Editora Kriô Comics tem ganho o reconhecimento da viabilidade de seus projetos, em breve diversos produtos estarão estampados com os personagens da Editora, como camisetas, produtos de higiene, beleza, vestuário, papelaria, como cadernos, blocos agendas, etc., jogos eletrônicos, e brinquedos, entre outros.
Com o objetivo de fazer sua Editora uma empresa socialmente responsável, e por já realizar trabalho social na região em que reside, Edna Pessanha idealizou o Kriô Social, que é o braço social da Editora Kriô Comics, por meio deste, é destinado parte do valor de capa de cada uma de suas publicações, para um projeto, ou ação social.
Por: Guia Digital Total