Nem as histórias em quadrinhos resistiram à tiktokização
O Superman vai voar na vertical. A DC Comics fez um acordo com a plataforma GlobalComix para publicar vários de seus novos quadrinhos em formato adaptado para parecer que você está rolando a For You do TikTok.
A ideia é transformar a leitura em algo mais parecido com o que os leitores já estão acostumados a fazer nos feeds das mais diferentes redes sociais, arrastar o dedo para cima para ver mais conteúdo.
O que isso mostra?
De compras na Amazon, até currículos no LinkedIn, a tiktokização de quase tudo mostra que o formato do
app de vídeos curtos é, atualmente, o jeito mais eficaz de entregar conteúdo num smartphone. Pense que as pessoas que nasceram de 97 a 2010 vão representar quase 30% do mercado até ano que vem. Logo, os negócios que não se adaptarem correm um grande risco de comer poeira.
Como vai funcionar:
A DC vai ter um app com mais de 400 quadrinhos adaptados por cerca de US$ 8 cada. Em vez de ir na banca, que estão cada vez mais raras, o leitor precisa só fazer o pagamento para começar a rolar ler.
O que não faltaram foram indicativos de que a indústria das HQs precisava mudar. Uma empresa sul-coreana que lançou o formato de quadrinhos na vertical abriu capital nos EUA em junho avaliada em US$ 2,67 bi.
Enquanto isso…
Mais da metade das lojas de quadrinhos tiveram queda na receita na comparação com o pré-pandemia. No ano passado, as vendas de HQs caíram 7% nos EUA em relação a 2022, movimentando US$ 1,8 bi.
Da Redação
Fonte: Waffle