Pela primeira vez em sua história, o Troféu HQMIX irá homenagear uma autora
A personagem teve grande representatividade nos quadrinhos da Folhinha de São Paulo, segmento infantil do jornal Folha de S. Paulo, durante os anos 1980 e 1990. Eva também é escritora de sucesso, com a conquista de sete prêmios Jabuti.
Para quem não sabe, a cada ano, um famoso personagem nacional é escolhido para representar o troféu da premiação. É bem legal ver que para 2021, a organização escolheu Eva Furnari como símbolo do evento. Claro que eu não ia perder a oportunidade e aproveitei para falar com o JAL, um dos organizadores e criadores do evento, que revelou o seguinte:
“É verdade. Pela primeira vez é homenageada uma autora com sua personagem. Por isso também está uma recepção muito boa para a homenagem. São muitos personagens brasileiros ainda a serem homenageados. A lista só cresce. Mas cada vez que temos que escolher procuramos mostrar como nossa produção é rica e as autoras têm uma grande importância nesse momento que cresce a participação da mulher na produção de HQ no Brasil. E a Eva formou várias delas com sua personagem Bruxinha.”
JAL também confirmou que há uma cobrança para homenagear personagens que não são de humor e que foram pouco retratados. Os indicados de cada categoria serão divulgados em final de setembro e serão escolhidos em votação nacional pelos mais de dois mil profissionais da área.
A cerimônia de entrega da 33ª edição do Troféu HQMIX já tem data para acontecer: dia 27 de novembro. Devido à pandemia da Covid-19, a realização será de forma remota e transmitida nas redes sociais do Sesc. O @trofeuhqmix foi criado em 1988, pela dupla @jallovetro e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, @serginhogroisman.
A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).
Fonte: Impulso HQ