Eventos

Sobrado Dr. José Lourenço promove roda de conversa sobre a criação de super-heróis na Bece

O Café do Zé é gratuito e livre para todos os públicos que gostam de histórias em quadrinhos, super-heróis e cultura POP

No mês de férias, o Sobrado Dr. José Lourenço, espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Mirante, realiza palestra com o tema Criando super-heróis brasileiros made in Ceará com o ilustrador Elinaudo Barbosa. A atividade acontecerá no dia 24 de janeiro (sexta-feira), às 14h30min, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), no Moura Brasil, em Fortaleza.

O Café do Zé é uma ação que tem o intuito de promover vivências artísticas a partir de diálogos sobre produções do campo cultural e artístico. Trata-se de uma versão estendida da palestra “EB Comics – Super-heróis brasileiros made in Ceará” com foco na experiência de criação de personagens. Terá um momento de resgate histórico dos super-heróis no Brasil.

O ministrante falará da experiência de criar o próprio universo de super-heróis e fará uma exposição teórica sobre o processo criativo. Conta com a parte prática que contempla um exercício de criação coletiva de um personagem junto com os/as participantes e finaliza com a criação de enredos para o/a personagem criado/a.

A classificação é livre para todos os públicos, especialmente, pessoas que gostam de histórias em quadrinhos, super-heróis e cultura POP. A ação compõe a segunda edição do Cultura POP: Conexão Geek, realizado pela Bece. Para participar, é necessário fazer sua inscrição pelo Sympla através do link: t.ly/Zq23d.

Conheça o ministrante

Elinaudo Barbosa é artista visual autodidata. Trabalhou como ilustrador e infografista no jornal O Povo. No final dos anos 90 criou um estilo artístico próprio caracterizado por figuras multicoloridas, presente nas pinturas em telas, gravuras digitais e artes para aplicação em produtos. Desde 2022 vem realizando edições da série de telas Sertão Colorido. Lançou, em 2015, um universo autoral de super-heróis, o Universo EB, para o qual cria personagens, escreve e desenha histórias em quadrinhos. Em 2022, lançou a primeira revista impressa do Universo EB, através do selo próprio EB Comics e desde 2023 vem fazendo apresentações da palestra “EB Comics, Super- Heróis Brasileiros made in Ceará”.

Sobrado Dr. José Lourenço

Construído na segunda metade do século XIX, o Sobrado é uma das primeiras edificações de três andares construída no Ceará. O nome é uma homenagem ao seu proprietário, o médico sanitarista Dr. José Lourenço de Castro e Silva (1803-1874). Foi tombado, em 2004, pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, restaurado em 2006, e inaugurado em 2007. Hoje, o Sobrado é um centro cultural aglutinador das artes visuais do Estado do Ceará. A ação faz parte do projeto “Percursos”, idealizado pelo Sobrado, que tem o objetivo de promover a formação e difusão e as expressões artísticas e culturais, através de parcerias que desenvolvem ações no campo das artes, do patrimônio cultural e da memória.

Serviço

Criando super-heróis brasileiros made in Ceará
Ministrante: Elinaudo Barbosa
Dia(s): 24 de janeiro de 2024 (sexta-feira)
Horário: 14h30
Local: Biblioteca Pública Estadual do Ceará – BECE (Avenida Presidente Castelo Branco, 255, Moura Brasil – Fortaleza/CE)
Classificação indicativa: livre – 30 vagas
Acompanhe a programação pelo Instagram: @sobrado154
Informações: ascom.sobrado@institutomirante.org / (85) 9 9986.5086 (WhatsApp)
Inscrições pelo link do Sympla: http://t.ly/Zq23d

Da Redação

Compartilhar:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *