NotíciasÚltimas Notícias

Tablet vs. Kindle: Qual é o melhor para ler mangás e HQs?

Confira guia comparativo para saber qual vale mais a pena para ler histórias em quadrinhos

É praticamente impossível pensar em livros digitais sem pensar em Kindle. O dispositivo é o e-reader mais procurado pelos leitores de e-books, principalmente pela experiência visual da tela que imita a aparência do papel. Mas, quando se trata de mangás e HQs, a narrativa pode mudar. Mas por que isso é uma questão para essa categoria de livros?

Em primeiro lugar, porque o Kindle não tem cor. O leitor de livros digitais da Amazon pode até dar um show em diferentes tipos de iluminação e conforto visual, mas a paleta de cores se restringe ao preto e branco. Dependendo do tipo de livro que você vai ler, essa característica pode ser um tanto decepcionante. É o caso das histórias em quadrinhos, que são mais impactadas pelo fator da cor. Já os mangas, seguem a paleta P&B, mas os seus gráficos bem detalhados podem ser ofuscados pelas configurações do kindle.

Nesse sentido, uma alternativa a leitura de HQs e mangás em formato de e-book é o famoso e velho tablet. Mas como a escolha não é tão simples quanto parece, o IGN Brasil preparou um mini guia para ajudar você a escolher entre um kindle ou tablet para ler os seus mangás e suas HQs favoritas. Confira!

O apelo visual das HQs e mangás

A principal diferença estética entre as histórias em quadrinhos e os mangás são as cores. As HQs abusam das cores para criar sensações e assim como os desenhos bem elaborados, elas ajudam a construir a narrativa preparada pelo autor. Já os mangás deixam de lado as cores, por diversos motivos, como o alto custo de colorir e o próprio estilo que é mantido há anos a fio. Mas não se engane: não investir em cores não significa que os gráficos são menos elaborados, pelo contrário. As expressões exageradas dos personagens e os quadros quase cinematográficos são a prova disso.

Kindle não promove uma experiência completa

Todo esse apelo visual das histórias em quadrinhos faz parte da experiência completa de ler uma HQ, não importa de que parte do globo ela saiu. Com o Kindle, o próprio limite a preto e branco já implica que você não irá conseguir explorar toda a dimensão do que o autor pensou quando produziu a HQ em cores.

Em um dispositivo tablet, isso não é um problema. As cores são reproduzidas com fidelidade e o visual faz parte da história como foi planejado desde a sua criação.

Tamanho: Kindle ou Tablet?

Para além das cores, o tamanho da tela do Kindle também pode ser desfavorável a leitura dos quadrinhos. Para ter maior atenção aos inúmeros detalhes dos desenhos, você irá precisar dar zoom com frequência, o que pode ser um incômodo para algumas pessoas e suportável para outras. A grande vantagem do tablet, nesse quesito, é que a tela maior por si só destaca os gráficos que representam a história.

Tablet fica para trás em conforto visual

Ao passo que o tablet aparece como a melhor opção em relação a estética dos quadrinhos, ele fica para trás em conforto. Isso se deve ao fato do dispositivo não ter sido arquitetado especificamente para leitura e nem todos terão um recurso pensado para tornar a atividade mais confortável.

Se você passa várias horas lendo por dia, os olhos podem começar a doer e a vista ficar cansada, como acontece com quem lê pelo celular. Já o Kindle tem todas as configurações necessárias para evitar o cansaço da vista e alta adaptabilidade de acordo com o ambiente em que você estiver.

Preço

O preço também é um ponto importante para o desempate entre os dois dispositivos. O tablet possui preços mais elevados em comparação ao Kindle, mas também oferece uma gama de possibilidades maior que o dispositivo específico para leitura.

Investir em um kindle é investir em leitura; investir em um tablet é investir em leitura, organização, estudos, e mais.

Veredicto: Qual é o melhor para ler HQs e mangás?

Para a leitura de histórias em quadrinhos como um todo, o tablet leva o primeiro lugar sem esforço. No entanto, quando as histórias são os mangás japoneses, a resposta para a pergunta é mais pessoal.

Se você é o tipo de leitor que alterna entre HQs de heróis, graphic novels de romance e mangás: o IGN Brasil sugere que você opte por um dispositivo Tablet. Mas, se você pretende colecionar apenas mangás ou dificilmente irá ler outro tipo de história em quadrinho, o Kindle serve completamente e você terá um aparelho especial para leitura.

 

Por: Debora Tavares
Fonte: IGN

 

Compartilhar:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *