Se na Vila Madalena, em São Paulo, tem o Beco do Batman, no Parque Santo Antônio, na cidade de Guarulhos, os interessados em artes gráficas e grafite encontram o Beco do Robin, viela com escadaria com pouco mais de 600 m2 de paredes e 200 m2 de chão, onde um grupo de grafiteiros, está preparando o local para receber desenhos e pinturas no próximo sábado, dia 11 de setembro, a partir das 9h.

Há mais de um ano, o desenhista e pintor Robson Ferreira Santos, viu a necessidade da mudança, quando passou a acompanhar a esposa até o ponto de ônibus próximo ao local. Até então, tratava-se de um espaço esquecido pelo poder público, sendo ponto de constante descarte de lixo e de uso de drogas. Por iniciativa própria, o artista começou a varrer a escadaria e percebeu que a pequena rua tinha grande potencial.

Ele então convidou um reconhecido grafiteiro da cidade, Iuri Mattos, para apoiar o projeto e a partir daí, outros artistas também começaram a apoiar o projeto como: Claudinei Montenegro, Adriano Gambim, Márcio Cardoso, Jonathan Goró, Rim Chiaradia e todos os dias novos grafiteiros participam.

Além de revitalização, a ação tem como objetivo conscientizar a vizinhança, para que não faça uso do espaço para o descarte indevido de lixo, entulho e móveis, o que vai aumentar o fluxo de pessoas e inibir atos suspeitos como uso de drogas e possíveis assaltos. A expectativa é de que em breve, o local possa se tornar um ponto de visitação turística, e eventos culturais para a cidade. Com o término da pintura e dos grafites, também as casas ficarão mais bonitas e valorizadas.

A proposta é a de organizar um evento para limpeza e pintura, buscando apoio para materiais, toda vizinhança, artistas e secretarias envolvidas, para se tornar uma galeria a céu aberto e local para aulas de grafite, buscar apoio para se manter a renovação das pinturas a cada ano, e tornar o ambiente agradável aos olhos, seguro para as crianças, colorido e de aprendizado para a conscientização”, observa o desenhista Robson Ferreira Santos.

Como não há apoio oficial de empresas ou do poder público, aqueles que desejarem colaborar com a realização deste projeto podem entrar em contato com a equipe pelos perfis no Instagram: @robsonferreira.santos.9889 @sully.artt, @vc.guarulhos, ou ainda pelo e-mail rob.urso.tst@gmail.com e WhatsApp (11) 97984-3484.

Espero que essa ação consiga atrair mais gente e fique transitável, minha ideia sempre foi essa, aumentar o fluxo e não deixar abandonada, explicou Ferreira.

Além dos desenhos nos muros, estão sendo feitos reparos com a colaboração dos vizinhos e instituições, e na doação de tintas e materiais para a obra, já são mais de 27 artes que tem atraído visitantes para fazer selfies.

Robson agora, pede mais apoio e doações de material para dar continuidade ao projeto, outro objetivo, é fazer da viela uma galeria a céu aberto, aos moldes do Beco do Batman, com eventos de troca de gibis, vendas de artesanato e food truck.

Espero que some, que seja uma marca de Guarulhos (SP) que as pessoas possam usufruir”, concluiu o artista.

O grupo mantem um perfil na rede social @beco.do.robin onde pessoas podem acompanhar os trabalhos e realizar doações.