Notícias

HQ nacional “Debaixo d’água” encanta os leitores

Escrito por Fernanda Baukat e desenhado por José Aguiar, “Debaixo d’água”, lançado pela Editora Mino, é um quadrinho nacional excelente. É um relato lindo, verdadeiro e muito bem ilustrado.

Para começar, a arte. Acompanho o trabalho de José Aguiar desde 2009. Sou fã das tiras dele, que considero extraordinárias, porque extrapola o próprio conceito de tiras, trazendo algo curioso e inovador. Seus projetos como “Quadrinhofilia” e “Quase Nada” são primorosos também quando falamos de cores e diagramação.

Com isso, graficamente, “Debaixo d’água” já ganha muito por contar com o traço e composição de páginas de José Aguiar, um grande nome do quadrinho nacional.

Sobre o roteiro, trata-se de um relato real do casal José Aguiar e Fernanda Baukat sobre a experiência deles ao terem o primeiro filho e a luta pelo parto natural. No Brasil, a cesariana é frequentemente realizada de maneira desnecessária, apesar de ser um procedimento útil em casos específicos. A HQ destaca essa luta, abordando a dificuldade com ginecologistas, obstetras, questões médicas nos hospitais e problemas com planos de saúde.

As metáforas visuais presentes, como a formação da criança e os sonhos, enriquecem a narrativa que faz o leitor refletir sobre todo o processo de gestação e como socialmente, essa etapa faz a pessoa gestante deixar de ser um ser único, com personalidade, vontades e desejos, para ser a “mamãe”. Mamãe essa que muitas vezes nem pode decidir como ela gostaria de ter o próprio parto.

“Debaixo d’água” é uma HQ que serve quase como um apoio para quem já passou ou vai passar por essa fase, que pode ser uma realidade bem dura e até mesmo nada empática. É um relato pessoal do casal, mas também oferece dicas valiosas para outros pais, que simpatizam com a ideia do parto natural, ou que estão à procura de ter mais informações sobre os tipos de partos.
A Nemo está de parabéns por apostar em quadrinhos nacionais com temáticas tão únicas. “Debaixo d’água” merece estar na sua estante e, com certeza, estará na minha.

 

Por: Renato Lebeau
Fonte: Impulso HQ

Compartilhar:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *