Itaú Cultural tem encontro entre público e artistas do universo HQ na Banca de Quadrinistas

Durante três dias de programação, o público acompanha palestras sobre a criação de HQs e entra em contato direto com cerca de 43 artistas, entre convidados e selecionados para participar desta edição. Nomes como o de Helô D’Angelo, Aline Zouvi e Perifacon vão expor e vender seus trabalhos na Sala Multiúso, no instituto.

Entre 6 e 8 de setembro (sexta-feira a domingo), das 14h às 20h, o Itaú Cultural apresenta a quarta edição da Banca de Quadrinistas. Todos os anos, o instituto promove o encontro do público com artistas, coletivos, editoras e estúdios ligados ao universo das histórias em quadrinhos, sempre com um foco especial para o cenário independente.

Com 43 expositores – sendo 13 convidados e 30 selecionados por meio de inscrições realizadas de 24 de julho a 13 de agosto –, a feira tem como objetivo maior promover a troca, tanto do público quanto dos autores entre si. E esta quarta edição conta com sete convidados de fora de São Paulo: Alexandre Beck, de Santa Catarina, Ana Cardoso, de Minas Gerais, Cora Ottoni, do Rio de Janeiro, Roberta Cirne, de Pernambuco, Samanta Floor, do Rio Grande do Sul, e Gabriel Jardim, da Paraíba.

Entre as temáticas tratadas pelos artistas estão questões relacionadas ao corpo, sexualidade, cotidiano, cultura pop, religião, política e feminismo, entre outros.

Segue abaixo a programação dia a dia:

Sexta-feira, 6 de setembro

Participam neste dia Aline Zouvi, que entre seus trabalhos – realizados desde 2017 – destacam-se Síncope, vencedor do Prêmio Dente de Ouro 2018 e finalista do HQMix na categoria HQ Independente, e Óleo sobre Tela; Caio Zero, com suas produções Antologia e 25Páginas, com cores, formas e texturas que buscam novas narrativas do espectador; Denis Mello, com euma distopia religiosa num futuro assustadoramente próximo; Germana Viana, autora de Lizzie Bordello e as Piratas do Espaço 1 e 2O Verão do Papa-AnguGibi de MenininhaGibi de Menininha 2As Empoderadas, vencedor do troféu HQMix na categoria WebQuadrinhos e agora lançado no formato impresso; Guilherme Lipari, que leva a música para seus trabalhos; Jefferson Costa, desenhista e animador nas series Megaliga, Fudêncio, Infortúnio, Peruíbe Salva, The Jorges e Rockstarghost, todos da MTV; Lote 42, editora que publica autores que exploram as possibilidades da linguagem, questionam o status quo e têm uma abordagem criativa frente à vida contemporânea; e PB Editorial, criado por Paulo Batista, autor de Subúrbio, da própria editora.

Também estará presente a Perifacon, uma iniciativa de amantes de quadrinhos, livros, desenhos e cultura pop no geral que cresceram nas periferias de São Paulo. O intuito do coletivo é levar para a periferia esse universo, além de criar pontes entre os artistas independentes de periferia que muitas vezes não possuem oportunidades de expor seus trabalhos e são invisibilizados pelas mídias e empresas de entretenimento com artistas consolidados no mercado e marcas famosas do segmento. Pedro Okuyama e Igor Nogueira vão representar parte da equipe.

Por fim, Renato Silva, com uma perspectiva autobiográfica e intimista sobre o cotidiano, além de Kikomics Quadrinhos, Lucas Ponce, Marcelo Castro, Thiago Spyked e Wagner Willian.

 

Sábado, 7 de Setembro

A programação segue intensa no segundo dia da Banca de Quadrinistas. Estarão presentes Alexandre Beck, criador do personagem Armandinho; Bruno Ortiz Brunelli, autor das HQs Pontos Ilustrados e Veludo dos 9 Infernos, com foco mais voltado para a temática brasileira e umbandista; Verônica Berta, autora da HQ Ânsia Eterna, uma adaptação de contos de Júlia Lopes de Almeida; e Cora Ottoni, criadora de Os Zeladores do Tempo e da série de tirinhas de humor Corenstein, que foi indicada a melhor publicação de tiras em 2018 e a melhor web tira em 2019 pelo prêmio HQ Mix.

Neste mesmo dia participarão Cris Camargo, autora da série de ficção científica em estilo mangá O Último Maranishi e da coletânea de tirinhas Ser Artista Mulher é…; Helô D’Angelo, quadrinista focada em questões de gênero, política e direitos humanos, autora da reportagem em quadrinhos Quatro Marias e da graphic novel Dora e a gata Mario; e Cau e Lucas Oda, criadores de Monstruário. Jun Sugiyama, Mari Santtos, RTROMPAZ, Samanta Flôor, Tiago Pinheiro, Vitor Inoue e Perifacon também fazem parte da lista de expositores.

 

Domingo, 8 de Setembro

O último dia da banca tem na lista de expositores, Cah Poszar, ilustradora que tem em seu currículo ilustrações Ara Barbie, Polly, Hotwheels, Miraculous Ladybug, Wonder Woman, entre outros; Luiza Nasser, que participou das publicações As Periquitas e Jornal Suplemento e concorre atualmente como finalista do 4º Prêmio Dente de Ouro, e na categoria Arte-Finalista no 31º Troféu HQMIX, com LUME. Ana Cardoso, Annima de Mattos, Débora Kamogawa e Hendric Sueitt, Gabriel Jardim, Partes, Perifacon e Rafael Baldam também apresentam seus trabalhos.

Ellie Irineu, criadora do zine </3, publicado em Portugal pela Sapata Press e na Argentina na coletânea Historietas Trans 2019; Eric Peleias, indicado ao troféu HQ/Mix; Roberta Cine, primeira artista de HQ a lançar um quadrinho na história da Academia Pernambucana de Letras; Talessa Kuguimiya, autora de Memories, indicado como melhor minissérie-HQMIX 2018; Minski, Olho Verde, Cinco Vermelhos e Sobre trilhos. Seus trabalhos são transmidiáticos, onde as narrativas das imagens impressas interagem com animações publicadas na web.

Também estará Zapata Edições, selo com 15 anos de atuação nas HQs independentes, em publicações próprias, coletâneas e no ensino através do curso HQ em foco. Entre seus títulos estão, Último Assalto, Por mais um dia com Zapata, São Paulo dos Mortos, KM Blues, Bichos, Nanquim Descartável, O louco a caixa e o homem, entre outros. Studio Patinhas, premiada pelo HQMIX pelo roteiro de Point Of View e que lançou o livro Tradução de Histórias em Quadrinhos: Teoria e Prática, um roteiro no Gibi de Menininha, é outro que marcará presença. 

 

Quadrinhos no Itaú Cultural

O assunto tem sido protagonista em diversas atividades do Itaú Cultural. O programa Ocupação, por exemplo, já desenvolveu exposições e outros materiais em homenagem aos quadrinistas Angeli (2012), Laerte (2014) e Glauco (2016), sendo que as duas primeiras mostras ganharam o Troféu HQ Mix na categoria Exposição. Grandes nomes como Lourenço Mutarelli, Fábio Moon, Gabriel Bá, Marcelo D’Salete, Carol Rossetti e Rafael Coutinho também estiveram na programação do instituto. Um pouco do conteúdo relacionado a HQs pode ser conferido nos vídeos da playlist reunida no link a seguir, que inclui depoimentos da série de vídeos Caminhos da HQ: http://bit.ly/hqitaucultural.

   

SERVIÇO:

4ª Banca de Quadrinistas

De 6 a 8 de setembro (sexta-feira a domingo)

Das 14h às 20h

Sala Multiúso

Entrada gratuita

Sem distribuição de ingressos: visitação rotativa

Classificação indicativa: o espaço tem classificação livre. Verificar no local a classificação individual de cada stand

Itaú Cultural

Avenida Paulista, 149, Estação Brigadeiro do Metrô

Fones: 11. 2168-1777

Acesso para pessoas com deficiência

Ar condicionado

www.itaucultural.org.br

www.twitter.com/itaucultural

www.facebook.com/itaucultural

www.youtube.com/itaucultural

www.flickr.com/itaucultural

 

Por: Larissa Corrêa

Siga-nos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *