Série Traços Pernambucanos, no YouTube, conta história dos quadrinhos pernambucanos
O documentário foi lançado originalmente em 2014 e apresenta nomes pioneiros da HQ no Estado, além da geração da Ragu
A série Traços Pernambucanos, que faz um retrato do quadrinho pernambucano, chega finalmente ao YouTube. A série em documentário, em três partes, tem direção de Rafael Coelho e Danielle Romani e apresenta o trabalho de chargistas, quadrinistas e cartunistas do Estado.
O documentário foi lançado originalmente em 2014, mas só agora fica disponível para exibição no YouTube. O doc é dividido em três episódios: os pioneiros que enfrentaram a ditadura com seus traços, os que se aventuraram pela grande indústria dos quadrinhos, como o internacionalmente conhecido Watson Portela e a geração de quadrinistas do início dos anos 2010, como João Lin, Greg, Silvino e Flavão.
O doc reúne dezenas de depoimentos e registros, um dos maiores registros audiovisuais feitos sobre o quadrinho pernambucano. “Continua sendo um material importante para quem quer conhecer e pesquisar sobre a área. Reúne nomes e um acervo fundamental para as artes gráficas do Estado”, diz Danielle Romani, que assina o roteiro e a direção do doc, ao lado de Rafael Coelho.
Por: Paulo Floro
Fonte: Revista O Grito