Super-herói Mano K, integra a exposição “Os Super-Heróis Negros Brasileiros”, do MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, no Rio de Janeiro
O super-herói Mano K, criado pela jornalista, escritora, e diretora da Editora Kriô Comics, Edna Pessanha, com texto escrito pelo roteirista Jean Canesqui, e ilustrações de Rodrigo Rosa de Souza, é um dos personagens escolhidos para integrar a exposição “Os Super-Heróis Negros Brasileiros”, que acontece no MUHCAB, Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, Sala Mestre Marçal, na cidade do Rio de Janeiro, até o dia 28 de julho.
Após uma pré-seleção com quase cem personagens, a rigorosa curadoria de Paula Ramagem, e a co-curadoria de Raphael Gomide, Adalberto Bernardino, e Erick Lustosa, reuniu 21 super-heróis para exposição que foi aberta no dia 29 de junho, em celebração da reabertura do MUHCAB, que ficou fechado por seis meses para obras de revitalização. Esta é uma exposição pensada para mostrar a importância e riqueza da cultura afro-brasileira, por meio de personagens de quadrinhos, assim como a qualidade de sua produção, que visa reacender o interesse por esta, que é conhecida como a nona arte, além de atrair tanto antigos, quanto novos fãs.
Segundo Edna Pessanha, quando se pensa na cultura afro-brasileira, o que logo se imagina, são os ritmos, a vestimenta, a dança, a culinária, a religiosidade, etc., jamais nos quadrinhos. “O fato destes quadrinhos estarem sendo expostos em um museu, é de extrema importância para todos nós que atuamos neste segmento. Em sua maioria, os quadrinhos são apresentados tanto em eventos, como para público específicos, esta exposição no MUHCAB rompe barreiras, com o reconhecimento de que o quadrinho é uma arte que pode ser apresentada em um espaço como este, e com personagens que são protagonistas, e não coadjuvantes retratados de maneira caricatural e estereotipada. Isso é representatividade e inclusão de importantes heróis e heroínas negros. Um produto de entretenimento e arte de espelho, para consumidores que segundo o IBGE, compõem 56% da população brasileira. ”
Contrariando a opinião de que heróis negros são raros nos quadrinhos, a exposição “Os Super-Heróis Negros Brasileiros”, revela uma vasta gama de personagens criados por quadrinistas de várias regiões do Brasil, com superpoderes únicos, que refletem a diversidade, e as experiências de seus criadores, representando suas vivências distintas, promovendo a valorização, o pertencimento, a inserção, e o combate ao racismo, através das histórias dos super-heróis negros. Voltada para o público de todas as idades, o visitante tem acesso às publicações, e também a oportunidade de participar das palestras que acontecem no espaço da exposição.
MUHCAB
O MUHCAB é um museu de território, situado na Pequena África, no bairro da Gamboa, zona portuária do Rio de Janeiro, berço histórico da população afro-carioca e do samba, tendo como marco zero o Cais do Valongo, Patrimônio Mundial. O Museu pretende contar a história da região que testemunhou o maior desembarque de africanos escravizados no mundo, de importantes marcos de afirmação negra no Brasil, e do desenvolvimento da cultura afro-brasileira, bem como debater conceitos que emanam desta narrativa, e a situação do negro no Brasil hoje.
Exposição “Os Super Heróis Negros Brasileiros”
MUHCAB – Museu da História e da Cultura Afro-brasileira – Sala Mestre Marçal
Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa – Rio de Janeiro – RJ
De terça a domingo, das 10h às 17h
Visitação até 28 de julho
Gratuito
Censura livre
Curadoria e assessoria de imprensa: Paula Ramagem
Co-curadoria: Raphael Gomide, Adalberto Bernardino, e Erick Lustosa
Design expográfico: Maria Carolina Bastos
Da Redação