NotíciasÚltimas Notícias

Livro infantil Cora em: O Saci, leva pela primeira vez, o Saci para a quebrada

Envie e-mail para douglasdocelino@gmail.com e compre o seu exemplar

Dessa vez esta lenda folclórica não se escondeu na mata, ou existe apenas nas histórias contadas pelos mais velhos, ele virou personagem do livro infantil Cora em: O Saci, com história escrita por Natália Corrêa e ilustrada por Douglas Docelino.

O enredo se passa nas ruas da cidade de Carapicuíba, em São Paulo, mostrando que nossa cultura também pode estar nas vielas, praças e esquinas da periferia.

Na história, a pequena Cora, descobre como é crescer tendo o Saci como companhia nas suas descobertas. Ela é uma menina muito criativa e corajosa, em uma manhã percebe que Ana, sua boneca favorita, desapareceu, e, sendo impetuosa como é, fará qualquer coisa para recuperá-la, até mesmo caçar o Saci.

“Quando eu era pequena, morava em uma vila da cidade de Linhares. Eu minhas irmãs e amigos, sempre brincávamos perto de um aeroporto para aviões de pequeno porte e era lá que os adultos diziam que se assoviassem, o Saci aparecia em um pequeno redemoinho, nunca vimos, mas acontecia uns barulhos bem estranhos”.  Diz Natália Corrêa,

Cora em: O Saci procura resgatar o folclore brasileiro por meio de uma nova perspectiva.

Natália Corrêa e Douglas Docelino são um casal, ele ilustrador, ela segundo o marido, uma ótima contadora de histórias. Juntos eles criaram a história da pquena Cora, que se passa em um bairro fictício, inspirado nos lugares em que os dois cresceram e mostram uma periferia fantástica e familiar convidativa para a infância.

“Quando li o texto, lembrei de Valo Velho de Carapicuíba, esses lugares que uma hora você está andando em uma rua com casa simples de reboco, mas ao virar uma esquina, dá de cara com uma mata gigante”. Douglas Docelino.

Douglas, que também é o ilustrador da Editora Kriô Comics, tem seu próprio projeto nos quadrinhos, no ano de 2024 lançou a HQ Simone, um compilado de histórias que publicou anteriormente, e que recebeu três indicações para o Prêmio HQMIX 2025, Cora em: O Saci é sua primeira experiência na produção de livros infantis.

“A ideia do livro da Cora, surgiu da necessidade de atendermos o público infantil, que vinha até nossa mesa, mas não podia levar a HQ da Simone, por ser uma história para adultos”. Natália Corrêa.

A escolha de Natália e Douglas pelo Saci, veio da vontade de explorar o folclore brasileiro e da familiaridade com ser encantado.

“Temos parentes que passaram a infância no interior, que alegam com toda certeza terem visto sinais do Saci ou do Curupira”. Natália Corrêa.

Da Redação

Compartilhar:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *