Nichelle Nichols, estrela de ‘Star Trek’, morre aos 89 anos

Presença pioneira na teledramaturgia norte-americana, atriz ficou conhecida pelo papel de Tenente Uhura

A atriz norte-americana Nichelle Nichols morreu, neste último sábado, 30, aos 89 anos, nos Estados Unidos. A artista ficou conhecida pelo papel da Tenente Uhura, na série ‘Star Trek’, em 1966, em que fez história, ao marcar pioneirismo da presença negra, no horário nobre na televisão estadunidense. Ela repetiu o papel em outros filmes da franquia lançados nos anos seguintes.

O papel de Tenente Uhura representou um marco histórico para a sociedade americana. A presença de uma mulher negra na ponte de comando e com patente de Tenente, representou uma possibilidade de futuro de desenvolvimento para toda uma geração de jovens negros, que vivam uma luta por direitos civis. A famosa atriz, comediante, cantora e apresentadora Whoopi Goldberg, ganhadora de muitos prêmios inclusive o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante (1990), e Golden Globe Award, declarou que viu a tenente Uhura na televisão, e correu para contar para a mãe dizendo: “Eu acabei de ver uma mulher negra na televisão, e ela não é nenhuma empregada!”

Também a ex-astronauta da NASA, Mae Jemison citou o papel de Nichols, da Tenente Uhura, como sua inspiração para querer se tornar uma astronauta.

O próprio Martin Luther King Jr pediu à Nichelle para não sair do seriado, pois era uma inspiração para a juventude negra. Mais tarde a NASA utilizou Nichelle Nichols, para uma campanha de incentivo à juventude negra para ingresso no programa espacial.

O anúncio da morte foi feito por Kyle Johnson, filho da atriz, por meio do site oficial dela. De acordo com ele, a mãe morreu de razão naturais.

“Ontem à noite minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e faleceu (…) Sua luz, no entanto, como as galáxias antigas agora sendo vistas pela primeira vez, permanecerá para nós e as gerações futuras desfrutarmos, aprendermos e nos inspirarmos”, escreveu ele, que também é ator.

“Eu e o resto de nossa família agradecemos sua paciência e tolerância enquanto lamentamos sua perda até que possamos nos recuperar o suficiente para falar mais. Seu velório e enterro serão para familiares e amigos mais próximos e solicitamos que a privacidade dela e a nossa sejam respeitadas”.

Em ‘Star Trek’, Nichelle protagonizou uma cena histórica para a televisão dos Estados Unidos, em que a personagem dela beijava o capitão James T. Kirk, interpretado pelo ator branco William Shatner. À época, auge da luta do movimento negro, relações inter-raciais eram um tabu na cultura do país.

Da Redação

 

 

Siga-nos:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.