Quadrinho sobre o Cais do Valongo examina a escravidão no Brasil
Obra de Silvana Jeha e Braziliano traz uma narrativa gráfica que entrelaça ficção e pesquisa histórica
A Editora Veneta anunciou a pré-venda de Valongo, uma narrativa gráfica de Silvana Jeha e Braziliano que examina a importância histórica do Cais do Valongo, localizado no Rio de Janeiro. Entre 1774 e 1831, o local foi o ponto de desembarque de aproximadamente um milhão de africanos trazidos para o Brasil durante o período da escravidão moderna, o maior número de desembarques nas Américas.
O quadrinho Valongo entrelaça ficção e pesquisa histórica para narrar a trajetória de Zola, uma mulher grávida sequestrada por mercadores de escravizados, e seu filho, Maithica, nascido a bordo de um navio negreiro durante a travessia do Atlântico. A história destaca as condições adversas enfrentadas pelos protagonistas e o impacto duradouro do Cais do Valongo.
Silvana Jeha, doutora em história pela PUC (RJ) e especialista em populações marginalizadas, assina o roteiro da obra. Jeha é conhecida por seus trabalhos anteriores, como Uma História da Tatuagem no Brasil e Aurora: Memórias e Delírios de Uma Mulher da Vida. Braziliano, quadrinista, ilustrador e muralista, é responsável pelas ilustrações. Ele possui uma trajetória no universo dos quadrinhos independentes, com obras como Ciclo e Little Nem.O: Tripping in Trapland.
O livro está disponível para pré-venda com um desconto de 20% no site da Editora Veneta. Assinantes da newsletter da editora têm direito a um desconto adicional de 10%. A previsão de início dos envios é 07 de outubro.
Por: Isabela Ferro
Fonte: Revista O Grito